APHCH – Quem somos
A saúde, o bem-estar e o equilíbrio biopsicosocial do ser humano é um mundo do qual todos somos responsáveis. Logo, podemos e devemos contribuir com a nossa parte para a edificação de um mundo mais vibrante, pleno de vida, repleto de equilíbrio pessoal, social e ambiental. Aliando os conhecimentos milenares da hipnose, uma técnica natural e tão antiga como a própria humanidade, ao conhecimento moderno a APHCH pretende sobretudo divulgar e credibilizar saberes que promovam saúde, equilíbrio e desenvolvimento de pessoas, instituições e sociedades.
A comercialização fácil e leviana de consultas de hipnoterapia e/ou formações sobre hipnose e regressão, dados por pessoas não qualificadas e com cursos de fim-semana e que até há pouco tempo não sabiam sequer o que é estados de transe hipnótico, não augura nada de bom. Muito menos contribui para o seu reconhecimento.
O estudo da hipnose ainda traz grande polémica para as ciências de saúde, pela grande contradição subjacente à sua proposta de intervenção. Se por um lado, a sua inquestionável eficiência tem sido demonstrada por vários pesquisadores, em áreas tão diversas como na psicologia, odontologia, imunologia, controlo da dor e outros, por outro, ainda subsistem inúmeras dúvidas éticas e epistemológicas. Nomeadamente, no reconhecimento e acreditação dos seus profissionais para que possam atuar nas diversas áreas da saúde. A premente necessidade de credibilizar e divulgar a Hipnose em bases sérias, e assente numa metodologia técnico-científica, estabelecer protocolos com outras instituições de saúde humana, é o nosso principal propósito.
Efetivamente, a procura constante, por parte de particulares e instituições de saúde, de bons profissionais de reconhecida competência técnica, que aplicam as técnicas de hipnose baseada em princípios éticos e deontológicos, é uma realidade latente e que urge regulamentar em benefício da hipnose.
Pensamos que o salto para uma melhor formação e acreditação na área da hipnose clinica e hipnoanálise em Portugal, e posterior reconhecimento institucional, merece ser dado através da criação da Associação Portuguesa de Hipnose Clínica e Hipnoanálise. Assim, a APHCH irá procurar preencher esta lacuna, de forma que esta admirável técnica seja finalmente reconhecida como uma mais-valia e que possa dar o seu contributo na elaboração de um ser humano melhor.
Principais objectivos APHCH
Conclui-se este pequeno memorando ressaltando que a pertinência do surgimento de uma associação sobre hipnose clinica e hipnoanálise se dá, sobretudo, pela importância de uma regulamentação da técnica em bases sérias, que promovam maior reconhecimento do tratamento hipnótico e também por conceber um contexto de trabalho como um conjunto de processos éticos válidos e fiáveis passíveis de aplicabilidade prática e/ou de pesquisa.